quarta-feira, 11 de novembro de 2009

No rio Arapiuns: Indígenas incendeiam balsas com toras de madeira

O conflito que se arrasta há quase um mês entre madeireiros e populações tradicionais do rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará, teve mais um momento de tensão na terça-feira (10).

Os moradores incendiaram as duas balsas carregadas de madeira que bloqueavam a passagem desde o dia 17 de outubro. O episódio aconteceu após reunião em que estiveram presentes representantes do MPF (Ministério Público Federal), Ideflor (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará) e Prefeitura de Santarém.

O MPF considera necessária uma intervenção mais eficaz dos órgãos públicos para mediar o conflito. Entre as medidas que já solicitou, recomendou à Funai (Fundação Nacional do Índio) que apresse a demarcação da Terra Indígena Maró e pediu a extensão da operação Arco do Fogo para o território que está em disputa. O estudo de identificação e delimitação da Terra Maró foi concluído em julho, mas até agora não foi apreciado pela presidência da Funai.

A lei estabelece prazo de 15 dias para que a Funai aprecie o relatório de identificação, diz a recomendação do MPF. O prazo já se esgotou, mas a recomendação concede outros 15 dias para que seja resolvido o problema. Para a procuradora da República Nayana Fadul, que assina a recomendação, a demora potencializa a tensão na região.

Índios das etnias Borari e Arapium e empresários madereiros estão em conflito, gerado, entre outros fatores, pelas permutas feitas pelo Estado do Pará, sendo que parte da Gleba Nova Olinda I, que é estadual, invade território ocupado tradicionalmente pelos indígenas.

Os moradores acusam a Secretaria de Meio Ambiente do Pará de permitir manejo irregular no território que reivindicam como posse das comunidades tradicionais. Para o MPF, há evidências de extração irregular e a fiscalização é necessária. As informações são da assessoria de comunicação da Procuradoria da República.

Fonte: O Liberal, 11/11/2009. Fotos: Notapajos

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Machado disse...

é de doer o coração ver uma cena dessas...

Marta disse...

Relaxa e goza!

Anônimo disse...

É incrível como o poder público só reage diante de atitudes como essa!!!