segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A culpa é da AE


A outrora combativa (no século passado) Articulação de Esquerda, tendência interna do PT, rachou em seu Congresso Nacional ocorrido neste fim de semana em Brasília. 

Uma tendência interna da tendência (!), formada por militantes de 9 estados, deverão formar um agrupamento à parte, mas dentro do PT.  Entre os desertores, está o deputada federal pela Bahia, Valmir Assunção.

Valter Pomar e a ministra Irany Lopes continuarão no grupo que ficou.

Parece que a discordância central é quem seria a mais governista das duas alas!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Fagner Garcia Vicente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fagner Garcia Vicente disse...

Post que faz jus ao apelido que nossa querida colega baiana lhe deu...

O que ocorreu na Articulação de Esquerda - que faz o contraponto ao campo majoritário do PT desde 1993 - é que alguns companheiros, ao participarem ou se aproximarem da gestão pública, sofreram um processo "natural" de aproximação das pautas do governo, em detrimento das pautas de classe.

Nenhuma novidade. Vimos isso acontecer no MDA e no INCRA.

No caso da AE, a minoria que saiu defende uma postura menos crítica em relação às administrações petistas, já que o preço da coerência da corrente tem sido, na maioria das vezes, ficar alijada do governo.

Me identifico com a AE, sobretudo, porque suas teses e sua prática não se rendem a discursos fáceis, sejam eles do coro dos contentes governista, sejam do simplismo ultra-esquerdista que ecoa os campos mais conservadores da política brasileira no interesse mesquinho de crescer às custas do desgaste do PT.