terça-feira, 30 de agosto de 2011

130 anos da greve dos jangadeiros do Ceará pela abolição


Em 30 de agosto de 1881 era deflagrada a Greve dos Jangadeiros, liderada pelo pescador Francisco José do Nascimento, então conhecido como Chico da Matilde. O movimento se expressou como uma recusa de transportar escravos de navios negreiros até o porto de Fortaleza.


O jangadeiro de Aracati, alcunhado de Dragão do Mar, foi um dos responsáveis pela mitificação em torno do pioneirismo do processo abolicionista na então província do Ceará.

O movimento local logrou a abolição em 1884. Poucos meses depois, foi feito um traslado do Ceará ao Rio de Janeiro, em um navio negreiro chamado “Espírito Santo”, que foi puxando uma jangada batizada de ´Liberdade´, e com o Chico da Matilde junto a ela".

Em homenagem ao Dragão do Mar, segue o vídeo da música “O Mestre Sala dos Mares”, que lembra outro guerreiro dos mares, João Cândido, da Revolta da Chibata (que não por acaso aconteceu no navio "Dragão do Mar").


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Fagner Garcia Vicente disse...

Todos os revolucionários e abolicionistas merecem nossa reverência, mas preciso registrar que o samba em questão foi composto em homenagem ao gaúcho, teu xará, João Cândido, líder da Revolta da Chibata, imortalizado como o Almirante Negro.

Cândido Cunha disse...

Acho que a questão do nome é séria mesma, pois o teu xará cantor já foi mais de esquerda... rsrs

Mas, agora falando sério. Pela letra, sempre achei que era o jangadeiro do Ceará, mas realmente uma série de coincidências há nas duas histórias: dois negros, que trabalhavam no mar, que lutavam por bandeiras da população negra (aboliação e fim dos castigos físicos) e que ficaram célebres no Rio. Além disto, o navio onde ocorreu a revolta da Chibata se chamava Dragão do Mar, que foi o apelido dado ao Chico da Matilde.

Obrigado. Vou alterar a postagem.
abraço