sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Às vésperas do dia contra Belo Monte, governo Dilma anuncia mais hidrelétricas na Amazônia


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis concedeu a licença de instalação para a hidrelétrica de Teles Pires, no Mato Grosso.  A intenção da Companhia Hidrelétrica Teles Pires é iniciar as obras nos próximos dias.

Em 17 de dezembro do ano passado, a energia da usina foi contratada no leilão A-5 por R$ 58,35 por Mwh.  Além da Neoenergia (50,1%), a Companhia Hidrelétrica Teles Pires também tem em sua composição acionária a Eletrosul (24,5%), Furnas (24,5%) e Odebrecht (0,9%).
Também na mesma bacia, o Ibama também tornou público que recebeu o Estudo de  Impacto Ambiental - EIA e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, do empreendimento denominado Aproveitamento Hidrelétrico São Manoel, composto por usina hidrelétrica com potência instalada de 700 MW, com reservatório de área total de 63,96 km², com eixo no rio Teles Pires, cerca de 1.200 km acima da foz doRio dos Apiacás, e informa, a quem interessar, que no período de 45  (quarenta e cinco) dias poderá ser solicitada Audiência Pública.

O rio Teles Pires é o principal tributário do rio Tapajós, que passa a receber esta denominação após a confluência com o rio Juruena.

O Plano Decenal de Energia do Ministério das Minas e Energia prevê nesta bacia, 5 hidrelétricas no Mato Grosso (afora as cinco previstas no Pará – o Complexo do Tapajós): Teles Pires, Sinop, Colíder, Magessi e São Manuel. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: