segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ceará: Professores estaduais estão numa massiva greve e repudiam governador Cid Gomes


Professores estaduais de várias partes do Ceará, em greve há 25 dias, fizeram uma grande manifestação na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto, Dia D da Educação. Os docentes receberam apoio de pais estudantes, que também aderiram ao movimento.

Os professores querem barrar a votação de uma mensagem do Governo do Estado que altera a tabela de remuneração dos docentes e seria votada pelos deputados e exigem o cumprimento da Lei Nacional do Piso.

Nesta segunda-feira, a justiça decretou a ilegalidade da greve, mas a categoria deu manteve a paralisação numa grande assembleia que está registrada no vídeo abaixo.


E por falar na greve dos professores do Ceará, teve forte impacto no movimento paredista uma frase do governador do Ceará que teria dito que os docentes deveriam parar de ser corporativistas e começarem a trabalhar por amor.

A minha amiga de longas datas e correrias, Marjory Jaliana, que é professora, fez esta carta que está circulando pela internet.

Faço por amor, por isso faço mais barato?

“Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não! O corporativismo é uma praga”, disse o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) referindo-se aos professores da rede estadual que estão em greve.

Como professora trabalho, com amor. É com amor que reencontro, por exemplo, um estudante que ainda que eu tenha lecionado em condições precárias, me agradece, pois me considera uma das melhores professores que ele já teve.

Mas, infelizmente o amor não é a moeda da nossa sociedade. Não pago minha roupa, minha alimentação, minhas contas, minha condução para o trabalho, meus livros, meus remédios, meu parco lazer com amor. Se esta sociedade utópica já houvesse se concretizado, assim, por exemplo, o governador poderia ter pagado com amor e não com recursos públicos, a ida sua e de sua família para Miami a passeio.

Também não me parece que são sentimentos de amor que movem o Sr. governador Cid Gomes que além de não cumprir a lei nacional do piso, ainda me nega direitos e denigre a imagem dos profissionais da educação.

Quando terminei a minha segunda graduação (a primeira foi em Agronomia) e me licenciei como profissional da educação já esperava não ser reconhecida como tal. Acho que por isto que chorei. Mas agora me vejo igualada à lenda que cerca alguns profissionais do sexo que dizem que com quando fazem por amor fazem de graça ou cobram mais barato.

Convido o governador a governar também por amor ou a fazer barato, abrindo mão de seu salário e ganhando pelo menos o que determina a lei do piso nacional dos professores.

Seria mais coerente com ele mesmo e com os “profissionais” que agora estão em greve.

----------------------------------------------------------------------------
Atenção:
No Facebook tá rolando a Campanha, "Cid Gomes, doe seu salário e governe por amor" 

No twiiter: Twittação no dia 30 de agosto com:  #CidGovernePorAmor e #CidDoeSeuSalario


Leia ainda: No Ceará a luta dos professores em greve também é feita em cordel (No blog Molotov)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: