domingo, 7 de agosto de 2011

“Noite de ira” em Londres


Na madrugada deste domingo, centenas de pessoas protestaram contra a morte na quinta-feira de um jovem de 29 anos, Mark Duggan, por causa de disparos realizados pela polícia contra o táxi em que viajava. 

A exigência de justiça contra as forças repressivas desenvolveu-se de maneira espontânea nas redondezas da esquadra policial de Tottenham, derivando em confrontos com a polícia, que atuou com forças a cavalo contra os manifestantes. Dois carros policiais, edifícios e e locais foram incendiados e 9 pessoas receberam atendimento hospitalar, sendo precisa a atuação dos bombeiros.

Se bem as manifestações e confrontos parecem ter concluído, o bairro continua tomado por dezenas de carrinhas e elementos policiais, enquanto as circunstâncias da morte de Mark Duggan continuam sem ser esclarecidas. 

Condenas parciais de Cameron 
O governo presidido pelo direitista James Cameron condenou "as agressões e os danos materiais" resultantes de uma noite de ira nas ruas do norte de Londres, mas não utilizou a mesma contundência para referir a morte de um morador do bairro por disparos das forças repressivas.

Tottenham é um bairro pobre do norte da capital inglesa, onde se registam importantes bolsas de marginalidade que provoca importantes tensões sociais. Ainda se lembram os parecidos acontecimentos de 1985, quando uma mulher foi assassinada pela polícia durante uma rusga e isso originou importantes confrontos que deram na morte de um polícia.

Fonte: Diário Liberdade

Veja o vídeo:
Comentários
0 Comentários

0 comentários: