sexta-feira, 5 de junho de 2009

Choro.

A votação de dois destaques pedidos pela Senadora Marina Silva (PT/AC) para a MP 458 trouxe uma situação inusitada: enquanto o líder do Governo, Senador Romero Jucá (PMDB/RR), orientava a bancada governista a rejeitar os destaques e aprovar o texto da relatora Kátia Abreu (DEM-TO), toda a bancada do PT, votou por sua aprovação, assim como o PDT, PSB, PC do B e até o PRB.

Ao falar na defesa dos destaques, Marina Silva chegou a chorar ao dizer que toda uma história de lutadores e promotores de justiça em defesa da Amazônia estava sendo rasgada.

Os destaques levantados por Marina Silva diziam respeito a duas alterações feitas pelo deputado Asdrúbal Bentes (PMDB/PA), relator na Câmara dos Deputados: a primeira permite que pessoas jurídicas e “ocupantes indiretos” possam se beneficiar da alienação de terras públicas de até 1.500 hectares a preços camaradas; a segunda autoriza que justamente essas terras possam ser vendidas apenas três anos após sua regularização, enquanto os pequenos agricultores têm que ficar no mínimo por 10 anos no imóvel
(veja mais).

Na votação dos destaques, o placar foi apertado: 23 contra e 21 a favor, com uma abstenção. Além de Marina Silva, também o líder do PT, Aloísio Mercadante (PT/SP), defendeu enfaticamente a retirada dos dois pontos polêmicos. Até Arthur Virgílio (PSDB/AM), destoando do restante de sua bancada, apoiou a retirada dos pontos.

Fontes: ISA, O Globo e Blog do Noblat.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: