sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Plebiscito Popular pela educação tem início em novembro


Na onda das grandes mobilizações estudantis e de trabalhadores chilenos, do debate sobre o novo Plano Nacional de Educação, das greves de profissionais de ensino em vários estados e das ocupações de reitorias pelos estudantes, realiza-se a partir de 06 de novembro o Plebiscito Nacional da Campanha pelos “10% do PIB para a Educação Pública Já”.
No último dia 24 de outubro, o Comitê Nacional da Campanha se reuniu na sede do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE RJ). Uma das definições centrais da reunião foi a  pergunta do Plebiscito que será: Você é a favor do investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para Educação Pública Já? 

Com as possibilidades de resposta Sim ou Não. Também foi definido que os Estados terão autonomia para colocar uma pergunta específica sobre a realidade de cada local.
A reunião refletiu os informes de 15 estados, aonde, ainda que de maneira desigual, a campanha está avançando. A confecção das cédulas será descentralizada, para permitir que as perguntas locais sejam incorporadas, os cartazes nacionais estão sendo confeccionados pelas entidades envolvidas na campanha e podem ter sua arte reproduzida em cada local. O prazo para enceramento de votações é 06 de dezembro.
Para a votação, é necessário garantir as cédulas, as listas de votantes, as atas de apuração, uma urna (que pode ser adquirida com algum sindicato que as tenha, ou pode ser improvisada, como é característico dos plebiscitos organizados pelos movimentos sociais) e muita disposição de debater, conversar e apresentar para a população brasileira esta luta justa e fundamental para toda a juventude e a classe trabalhadora do nosso país.
Acompanhe tudo AQUI ou na barra lateral do blog. 

Veja: Quem ganha com o caos na Educação?

Comentários
0 Comentários

0 comentários: