Dezenas de estudantes ocuparam, na manhã desta quarta-feira (5), o prédio da reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no centro de Porto Velho.
Em greve desde o dia 14 de setembro, os estudantes exigem o afastamento do reitor Januário Amaral, para que sejam apuradas denúncias de irregularidades na universidade e na Fundação Rio Madeira (Riomar).
Existem relatos de ameaças, assédio moral contra professores e estudantes, desvios de verbas, improbidade administrativa, corrupção e superfaturamento na contratação de obras.
O reitor Janurário Amaral é ligado ao grupo político do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp, ambos do PMDB.
Os estudante exigem que a vice-reitora assuma a reitoria e retome as negociações da pauta de reivindicações. Em nota, os estudantes dizem que não admitem a intervenção direta do Ministério da Educação na universidade.
O fornecimento de energia no prédio da reitoria foi interrompido pela Polícia Federal. O gerador de energia foi acionado automaticamente, mas permanecerá funcionando até acabar o combustível.