quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Violência contra as mulheres: Denúncia de metroviários de São Paulo contra programa da Globo tem forte repercussão

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo está realizando atos contra os casos de abuso sexual no metrô.
O pedido do Sindicato dos Metroviários de São Paulo à rede Globo de televisão para retirar do ar parte do quadro “Metrô Brasil” em que uma mulher é bolinada dentro de um metrô e estimulada por um travesti a aceitar passivamente, “porque ela não tá podendo”, está tendo grande repercussão na mídia e nos meios políticos. 

Os metroviários acusam o quadro do programa "Zorra Total de incentivar o assédio sexual nos vagões. A Globo diz que o objetivo da atração é o entretenimento.

Em vários jornais escritos de grande acesso, o tema foi dos mais lidos ontem e hoje. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres enviou uma carta de apoio ao sindicato dos metroviários. "Parabenizamos a iniciativa e endossamos a necessidade de ações como esta que visam desconstruir discursos de uma cultura que, até camuflada no humor, perpetua a violência simbólica contra as mulheres", diz o documento. 

Para Marisa Santos, diretora do sindicato e responsável pela Secretaria de Assuntos da Mulher da entidade, o programa, junto com a impunidade, incentiva os agressores, já que a situação é banalizada. Para ela, é preciso incentivar a denúncia que as mulheres denunciem. Marisa disse que o sindicato está aberto às mulheres para denúncias.



Sobre o assunto, está aberta uma enquete aqui no blog (na barra ao lado).
Comentários
0 Comentários

0 comentários: