sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Protestos e repressão crescem no Chile


Estão interrompidas as negociações entre todas as entidades do movimento estudantil chileno e o governo. O presidente Sebastián Piñera ameaça prender os estudantes que protestam há quase cinco meses, reivindicando uma ampla reforma na educação. Ele enviou esta semana um projeto de lei autorizando a polícia a prender estudantes que cometam “excessos” nas manifestações. Mais de cem manifestantes foram detidos nas manifestações de quinta-feira.

Houve também a proibição de passeatas e confrontos com mais de 30 feridos.  Numa concentração em Santiago, policiais e a guarda montada ajudaram a dispersar a multidão. Alguns estudantes, responderam com pedras. Muitos ergueram barricadas em outros pontos da cidade. A estação de metrô em frente à Universidade do Chile também foi fechada por causa dos confrontos. Houve saques em algumas lojas.

Plebiscito Popular

Nos próximos dias 7 e 8 de outubro, chilenos e chilenas residentes no país ou no exterior poderão expressar sua opinião a respeito da educação no Chile. O Plebiscito Nacional pela Educação, uma iniciativa dos movimentos em luta pela educação,  consistirá em quatro perguntas sobre as questões que geraram a mobilização de estudantes desde abril passado.
Os interessados responderão “sim” ou “não” às perguntas:

“Você está de acordo que exista uma Educação Pública gratuita e de qualidade em todos os níveis, garantida pelo Estado?”,

 “Você está de acordo com que escolas e liceus sejam desmunicipalizados, voltando a depender do Ministério da Educação de forma descentralizada, participativa e autônoma?”,
“Você está de acordo que o lucro com fundos públicos deva ser proibido em todos os níveis da educação chilena?”,

“Você está de acordo com a necessidade de incorporar um Plebiscito Vinculante, convocado pelos cidadãos, para resolver os problemas fundamentais de caráter nacional?”.

A população chilena poderá participar de forma presencial – em mesas instaladas em colégios, universidades, hospitais, praças e outros locais públicos espalhados por todo o país – ou pela internet, através do sítio http://www.votociudadano.cl/.

Para votar, é preciso ter mais de 14 anos de idade e apresentar cédula de identidade.

*Com informações de Agências de Notícias. 


Comentários
0 Comentários

0 comentários: