domingo, 4 de maio de 2008

Transgênicos: Erva daninha está derrotando o uso do glifosato, diz Claspar

A Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar) anuncia que desmistificou a informação de que a soja transgênica seria imune às ervas daninhas e que as pragas poderiam ser combatidas com
eficiência e com menores custos com a aplicação do glifosato Round-Up, o agrotóxico da Monsanto.

"A erva daninha buva tornou-se resistente ao glifosato e agora os produtores estão sendo aconselhados a capinar suas lavouras de transgênicos" , afirma o engenheiro agrônomo Valdir Izidoro Silveira, presidente da Claspar.

Técnicos do Departamento de Fiscalização Sanitária da Secretaria da Agricultura constataram que a erva "buva" infestou as lavouras de soja do Oeste paranaense e a aplicação de glifosato não conseguiu eliminá-la. Os produtores de soja foram obrigados a utilizar outros herbicidas como o 2,4D, Gramocil e Classic, entre outros.

A "buva" compete com a soja, reduzindo a produtividade da lavoura. Como há dificuldade de controle químico pelos herbicidas na soja e como ela se espalha rapidamente por meio das sementes levadas pelo
vento, a única forma de diminuir o problema na atual safra é realizar a catação manual ou capina.

Segundo Valdir, isto é um contra-senso porque esta recomendação desmistifica a superioridade da soja RR sobre a convencional. "Mentiram para os agricultores brasileiros", afirma o presidente da Claspar.

O agrônomo Valdir Izidoro alerta também que a buva não é única planta daninha resistente ao glifosato. No Brasil já existem oito espécies que apresentam resistência a herbicidas, entre elas a ‘buva', o ‘azevém' e o ‘leiteiro'. A ‘buva' pode ser encontrada em cinco espécies no mundo, sendo que no Brasil existem duas e são resistentes.

Fonte: Correio eletrônico
Comentários
0 Comentários

0 comentários: