segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ONGs ambientais se aliam a companhias polêmicas

Afra Balazina*

O dinheiro do exterior está mais escasso, pois o País enriqueceu e a ajuda antes destinada ao Brasil tem sido entregue a países da África e do sul da Ásia. E as ONGs estão mais pragmáticas e abertas a se associar a quem antes era visto como "inimigo". Por outro lado, há o risco de as empresas usarem essas parcerias para marketing ou maquiagem verde, sem comprometimento ambiental.

WWF, por exemplo, foi citada em pesquisa do grupo investigativo Global Witness numa situação constrangedora. O documento diz que a Rede Global de Floresta e Comércio (GFTN, em inglês), programa da WWF que apoia o comércio de madeira legal e sustentável, tem padrões de filiação pouco rigorosos. Dessa forma, permite que empresas suspeitas de desmatar ilegalmente utilizem seu selo de sustentabilidade. E relata que a madeireira malaia Ta Ann Holdings Berhad, contribuinte do GFTN, destrói 20 campos de futebol de floresta por dia, incluindo o hábitat de orangotangos dentro de um projeto da própria WWF.

Carlos Scaramuzza, superintendente de Conservação da WWF-Brasil, diz que no País os procedimentos da ONG são mais restritivos. Ele conta que um comitê avalia os riscos das parcerias e, nos casos que envolvem muito dinheiro, é solicitada às empresas uma análise sobre seus passivos ambientais.

"Atuar com as corporações é uma forma de atingir também fornecedores e consumidores. Mas há a necessidade de avaliação cuidadosa. Posso iniciar uma conversa no marketing, mas se não passar de lá não me interessa. Quero conversar com a área de produção, com a diretoria", afirma. O objetivo maior é tornar a maneira como se produz no País mais sustentável.

Segundo Scaramuzza, a WWF não faz parceria com empresas de petróleo e evita as do setor de mineração e grandes empreiteiras. Os maiores parceiros da ONG no País são HSBC SegurosFundação Banco do Brasil e Ambev. "Temos 50 anos de existência. A credibilidade é um dos nossos maiores valores", ressalta.

Combustível fóssil
Recentemente, a Fundação Amazonas Sustável (FAS) firmou parceria com a HRT, empresa brasileira de petróleo e gás que atua na Amazônia. A HRT se comprometeu a destinar à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari R$ 4 milhões em dois aportes de 50%, entre 2011 e 2012. Os recursos irão para o programa Bolsa Floresta e outros projetos de apoio voltados para educação e saúde. E, quando começar a produzir petróleo na Bacia do Solimões, no segundo semestre, a empresa doará R$ 1 de cada barril comercializado para a conservação da floresta e a melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Para Eduardo Freitas, gerente do projeto Solimões da HRT, apesar de toda a sociedade se beneficiar da produção de energia, a empresa considera viável colaborar com projetos de sustentabilidade. E afirma que o melhor é se associar com quem entende do assunto – no caso, a FAS.

O superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, diz que é preciso ser pragmático, por isso defende parcerias com empresas. E argumenta que seria hipócrita não aceitar ajuda de empresas do petróleo, "já que dependemos de carros e usamos plásticos".

Complexo industrial

O grupo EBX, de Eike Batista, comprometeu-se a investir R$ 2,3 milhões no Corredor Ecológico do Muriqui, com 400 mil hectares (duas vezes e meia a cidade de São Paulo), para tentar proteger o maior primata das Américas. O corredor fica entre os parques estaduais do Desengano, dos Três Picos e a Reserva Biológica União, no Rio. Estima-se que existam na natureza apenas 1,3 mil representantes do macaco, um dos candidatos a mascote dos Jogos Olímpicos de 2016.

A ação se dará por meio de parceria com o Instituto BioAtlântica (Ibio) e a empresa Brasil Florestas. O corredor fica perto do complexo industrial do Porto do Açu, projeto polêmico de Batista. Mas Paulo Monteiro, diretor de sustentabilidade da EBX, explica que esse investimento não é uma compensação pela obra.

André Guimarães, presidente da Brasil Florestas, considera que esse tipo de ação importante não para amenizar culpas, mas para tentar aliviar os impactos que elas causam. "É uma obrigação de todos os empresários tentar mitigar os impactos." Por isso, ele diz que as ONGs têm de se despir de ideologias.

Transparência
Mario Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica, ressalta que a entidade nunca recebeu recursos da Petrobrás ou de empresas de Batista. "Não tem um projeto dele que não está associado a uma desgraça ambiental", critica. Sua principal fonte de recursos é o Bradesco. Segundo ele, o mais importante nas parcerias é a transparência. Se a ONG receber recursos de uma empresa do setor agropecuário, por exemplo, não deve se envolver na discussão da reforma do Código Florestal.

Greenpeace rejeita dinheiro de empresas
A empresa Waste Management enviou para o escritório do Greenpeace nos Estados Unidos um cheque de US$ 1 milhão. "Fizemos fotos do cheque sendo rasgado e dele todo picado. E enviamos uma carta para a empresa para avisar que recebemos o cheque, que agradecíamos, mas que não estávamos à venda", lembra Marcelo Furtado, diretor executivo do Greenpeace Brasil.

Desde que foi criada, em 1971, a ONG não aceita doações de empresas nem de governos. Porém, isso não significa que não se relacione com corporações. É o caso da moratória da soja - pacto das entidades representativas dos produtores de soja no Brasil com ONGs ambientais e o governo para não adquirirem soja oriunda de áreas desmatadas na Amazônia. "É confortável, porque quando eu sento na mesa com as empresas, elas sabem que não estou atrás do dinheiro delas", diz.

Cerca de 50% da receita da ONG vêm do Greenpeace Internacional - uma junção do excedente de diversos escritórios em países ricos. "Só na Alemanha são 500 mil colaboradores (doares). No Brasil, são 50 mil", compara. O orçamento anual no País fica entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. O da WWF, por exemplo, é o triplo disso.

"Acho que temos de dobrar nossa captação no País. Mas é trabalhosa essa captação de recursos "gota a gota". Precisamos seduzir as pessoas. Elas podem colaborar com R$ 20 por mês, que seria o valor de uma ida ao cinema", afirma. Semanalmente, a ONG envia um boletim para prestar contas aos colaboradores e mostrar sua gratidão. "É graças a eles que eu consigo levantar voo para verificar o desmatamento, o que nos custa US$ 1,8 mil a Hora."

Petrobrás faz seleção de projetos a cada dois anos
Em 2010, a Petrobrás investiu R$ 2,4 bilhões em meio ambiente - cerca de R$ 457 milhões a mais que em 2009. Esse valor inclui projetos ambientais e processos operacionais. A empresa apoia projetos ambientais por meio do Programa Petrobrás Ambiental (PPA). São patrocinadas fundações, associações, ONGs e organizações sociais, entre outros.

As seleções públicas nacionais ocorrem a cada dois anos. Na do ano passado foram 928 projetos inscritos e 44 aprovados, que recebem um total de R$ 78 milhões.

Dos projetos escolhidos, 13 são do Nordeste, 12 do Sudeste, 6 do Centro-Oeste, 6 do Sul e 5 do Norte. Entre os patrocinados estão o projeto Renove, da Organização Bio-Bras, que promove a despoluição dos rios por meio da coleta de óleo vegetal usado, e o projetoTartarugas da Amazônia, da Associação de Ictiólogos e Herpetólogos da Amazônia. 


*Fonte: O Estado de S. Paulo, 07-08-2011.
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