Mais de 700 manifestantes foram presos na tarde deste sábado, 1° de outubro, durante protesto contra Wall Street, em Nova Iorque , EUA. As prisões ocorreram após os manifestantes bloquearem pistas da ponte do Brooklyn em uma marcha contra execuções hipotecárias e desemprego-reflexos da crise de -, além do que classificaram como tratamento injusto das minorias, incluindo os muçulmanos.
O movimento já batizado de “Ocupar Wall Street” teve início nas redes sociais dura há cerca de quinze dias com atos de ruas diários e formação de um grande acampamento que promete avançar pelo inverno. A crise econômica, os resgates financeiros de 2008 e o elevado desemprego estão na base das reivindicações.
Um policial afirmou que as prisões ocorreram após as pessoas desobedecerem ordens para manterem-se na calçada para pedestres, sem invadir a pista para automóveis.
Alguns tentaram fugir assim que a polícia começou a algemar os participantes do protesto. Ao todo, foram necessários três ônibus para retirar os detidos da ponte, disseram os organizadores da marcha.
O documentarista Michael Moore e a atriz Susan Sarandon visitaram o acampamento para apoiar o movimento.
O grupo também ganhou apoio de uma federação de professores e do sindicato dos trabalhadores de transporte, que tem 38.000 membros.
Protestos semelhantes estão surgindo em outras cidades, incluindo Boston, Chicago e São Francisco.