segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Indígenas na Bolívia retomam marcha contra rodovia rumo a La Paz


Indígenas amazônicos bolivianos recomeçaram no sábado a marcha de protesto contra a construção de uma rodovia na região. A oba é financiada pelo Brasil por meio do BNDES e executada pela empreiteira OAS.

O presidente Evo Morales acusou os manifestantes de buscarem o fracasso das inéditas eleições judiciais de 16 de outubro, já que a marcha está a mais de 250 km ao norte de La Paz e deve chegar à sede do governo quatro dias antes do processo eleitoral.

"Reiniciamos a marcha e nossa intenção não é a de enfrentarmos ninguém. O que o governo deve fazer em vez de acusar os indígenas é resolver de uma vez este problema da estrada", disse à mídia local Adolfo Chávez, presidente da Central Indígena do Oriente Boliviano e ex-aliado de Morales.

Embora ainda sejam poucos em número em comparação às etnias aymara e quéchua do ocidente andino, que apoiam maciçamente Morales, os indígenas amazônicos que iniciaram a marcha em 15 de agosto na cidade de Trinidad são apoiados por setores que questionam o discurso ecologista do governo.

O setor mobilizado rejeita a construção de uma estrada que atravessaria o território indígena e o Parque Nacional Isidoro Sécure (TIPNIS) no centro da Bolívia.

Os nativos querem exigir de Morales que "tome a decisão de modificar o projeto através da promulgação de uma lei que estabeleça expressamente que a estrada não atravessará o território indígena", diz um comunicado.

Pressionado pelas circunstâncias da intervenção, Morales anunciou a suspensão temporária do projeto para efetuar uma consulta às regiões envolvidas e pediu desculpas pela violência das forças de ordem, ao mesmo tempo em que acusou grupos de oposição e o “imperialismo” de estarem por trás dos indígenas.

O papel do PC Boliviano: atacar os indígenas, defender a estrada
Aliado do governo Morales, o Partido Comunista Boliviano lançou uma nota criticando a marcha pois seria inspirada por "aqueles que buscam pretextos para gerar uma crescente oposição, produzindo situações de tensão, divisões na base social indígena campesina, enfrentamento entre as organizações populates e (tentativas de) torpedear as eleições judiciais de 16 de outubro".

A nota do partido afirma ainda que a plataforma de reivindicações das lideranças do movimento é inconsistente e inaceitável. "Não corresponde com a realidade objetiva e a necessidade de um verdadeiro desenvolvimento, que não precisam entrar em conflito com os direitos humanos e direitos coletivos dos povos indígenas e os cuidados necessários com o meio ambiente", completa.

"Não se pode ignorar a confusão e desinformação causadas pela maioria dos meios de comunicação, esmagadoramente dominados pela direita, que criaram em alguns setores sociais atitudes preconceituosas e agressivamente adversas ao governo", diz a nota. O partido critica ainda a ação de várias ONGs que têm incentivado e apoiado a marcha e a interferência da USAID e de funcionários da embaixada dos EUA.

Resta o governo Morales e o PC Boliviano explicarem se foi o “imperialismo” ou a embaixada americana que mandaram a tropa de choque reprimir com violência a marcha indígena.

Leia mais sobre o .

Comentários
0 Comentários

0 comentários: