sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Língua Ferina: 4 anos...



No aniversário do blog, a novidade é o uso do Scribd para compartilhamento de arquivos. Com ele, paulatinamente darei uma enxugada na barra lateral do blog, migrando todos os textos que lá estão e deixando apenas um link de acesso. Para quem não conhece, o Scribd é uma espécie de estante virtual na qual você lê, publica e compartilha matérias, artigos, textos, fotos e qualquer documento em várias extensões. Com ele pretendo socializar muitos trabalhos acadêmicos, textos, decisões judiciais, etc. que geralmente, devido ao tamanho ou ao formato, são inviáveis de serem publicados diretamente no blog. O endereço é http://pt.scribd.com/LinguaFerina ou pela símbolo que está inserido na barra lateral do blog na “Estante do Língua Ferina”. Já há alguns documentos lá.

O balanço deste quarto aniversário é o crescimento do número de leitores (199.283 mil nos últimos doze meses); a maior interação do blog com as redes sociais (twitter e facebook) e algumas preocupações em escrever e acompanhar alguns problemas agrários, ambientais e sociais que surgem a cada momento por toda a Amazônia.

Assim, são 4.851 postagens em quatro anos (incluindo esta) que trouxeram temas como BeloMonte (455), conflitos (439),criminalização (241) grilagem (395), desmatamento (211), hidrelétricas (478), grilagem (395), MeioAmbiente (926),madeireiras (287), indígenas (462), mineração (103), unidadesdeconservação (134), Trabalhoescravo (81), quilombolas (58),Reforma Agrária (703)... num complexo mosaico de assuntos que não é exclusividade da Amazônia, mas teve nesta região o centro das publicações.

Os agradecimentos especiais deste ano vão para todos aqueles lutadores da Amazônia que chegaram até este blog e fizeram dele uma ferramenta para as suas lutas, especialmente os companheiros de Anapu, da Gleba Nova Olinda, da Resex Renascer, da Ufopa, da Unir, do Incra, e aos blogueiros e internautas amigos que direta ou indiretamente lutam e alimentam este blog.
Um abraço a todos.

Cândido Neto da Cunha, 02 de dezembro de 2011.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

CAMILO TERRA disse...

Gde irmão parabéns por mais este ciclo vencido.
Com respeito e admiração,
Camilo

www.azulmarinhocompequi.com

Direto do Tocantins!!

Unknown disse...

Parabéns ao Lingua Ferina pelos 4 anos de estrada. Parabéns ao mestre Cândido pela persistência de manter ocupado e produzindo o Lingua Ferina.