segunda-feira, 8 de junho de 2009

Madeireiros e fazendeiros são os que mais desmatam, aponta pesquisa

Sete em cada dez pessoas acredita que madeireiros e fazendeiros são os maiores responsáveis pelo desmatamento da Amazônia, revela questionamento inédito feito pelo Datafolha, publicado na edição de hoje da Folha. Os madeireiros apresentam imagem um pouco pior que os fazendeiros: 72% responsabiliza os madeireiros, e 68% os fazendeirose acordo com reportagem da Folha.

A pesquisa põe governo e Congresso no segundo pelotão no ranking dos culpados aos olhos da população, responsabilizados em proporção só ligeiramente menor que os primeiros (6 em cada 10).

A pesquisa também questionou sobre a responsabilidade dos índios e das ONGs pelo desmatamento da Amazônia. Para 38%, os nativos têm muita responsabilidade ante 26% que acham que eles têm pouca responsabilidade. Já 40% disseram que as ONGs têm muita responsabilidade.

O desempenho do presidente Lula em relação ao ambiente é ótimo ou bom para 47% dos entrevistados. Avaliaram sua atuação como ruim ou péssima outros 13%.

Os mais críticos são os mais escolarizados (22%) e os que têm renda superior a dez salários mínimos (27).

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 26 e 28 de maio com 5.129 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


Fontes: Folha online/Blog do Jeso.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: