De acordo com a organização, o banner é o maior aberto pelo Greenpeace em seus 38 anos de história no mundo. Com quase um hectare, cobriu o equivalente a uma quadra da esplanada.
Ele foi montado por 130 pedaços, operados por 34 ativistas e passava um recado direcionado ao presidente Lula: "Você pode fazer mais pelo clima: desmatamento zero; energias renováveis e proteção dos oceanos".
Segundo o Greenpeace, nesses mesmos pedaços que compõem o banner gigante, há também seis mil assinaturas escritas sobre o tecido. Seriam pedidos da população para que o presidente Lula dê importância para a conferência de Copenhague do clima, que começa na segunda-feira (7).
"O governo deu um passo importante estabelecendo metas para levar para Copenhague, mas o presidente pode fazer muito mais", diz Sérgio Leitão, diretor de campanhas do Greenpeace.
"No Brasil, Lula tem condições de ampliar a proteção às florestas e aos oceanos. Em Copenhague, esperamos que ele trabalhe com afinco por um acordo global que ajude a afastar o perigo do aquecimento global."
Fonte: Folha On line.