Nota Pública
A diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade
Federal do Oeste do Pará – SINDUFOPA, vem a público informar a toda comunidade
acadêmica que reprova a decisão de inutilização da disciplina “Formação
Social, Política e Econômica do Brasil”, do Instituto de Ciências da Sociedade
- ICS, divulgada pelo memorando 0235/2011, da Pró-Reitoria de Ensino de
Graduação – PROEN/UFOPA. No referido documento, o Pró-Reitor de Ensino e
Graduação, Prof. Dr. José Antonio Oliveira Aquino, afirma que “as avaliações da
componente curricular Formação Social, Política e Econômica do Brasil não serão
levadas em consideração no cálculo do IDA”. A diretoria do SINDUFOPA, ainda que
contrária ao IDA (Índice de Desempenho Acadêmico) por ser um sistema de
avaliação que vai na contramão de todas as propostas pedagógicas modernas e por
fomentar “antropofagia acadêmica” entre os alunos, entende que a postura da
PROEN fere de maneira explícita o princípio da autonomia dos docentes
que ministram a disciplina, assim como alimenta o medíocre processo de
“padronização” das avaliações, uma das características nefastas do atual modelo
acadêmico que, por sinal, só tem precarizado as condições do trabalho docente
nesta universidade pública.
A inutilização de uma disciplina reforça ainda
mais a maneira improvisada pela qual as decisões são tomadas na UFOPA e a
visível ausência de planejamento pedagógico, atividade básica e essencial em
toda instituição séria. “Inutilizar uma disciplina” ou “encaminhar mecanismos
de padronização avaliativa”, sob pretexto de garantir a isonomia, é fato grave
que desrespeita a atividade docente e mascara um sério problema gerado pelo
modelo acadêmico imposto: a competição entre os (as) discentes pelo ingresso em
determinados cursos, situação não menos grave e que de forma crescente tem
distanciado nossos (as) estudantes de uma educação superior de qualidade. Esta
competição acadêmica não corrobora com a função social de uma universidade
pública. É por isso que a diretoria do SINDUFOPA reprova toda e qualquer
estratégia que legitime esse cenário precarizante, bem como, de maneira
autoritária, desconsidere a autonomia didático-científica do(a) professor(a).
Diretoria do SINDUFOPA
Sindicato dos Docentes da Universidade
Federal do Oeste do Pará
Gestão SINDUFOPA Cabano!