sábado, 12 de novembro de 2011

Moção da Plenária Final do SINGA: Contra a repressão policial na Unir e na USP


Os professores e estudantes presentes no V Simpósio Internacional de Geografia Agrária – SINGA e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, em Plenária Final, deliberou pelo repúdio a atitude truculenta de policiais do quadro da Polícia Federal, em Porto Velho-RO, no dia 21 de outubro de 2011.

A polícia agrediu e prendeu o Prof. Dr. Valdir Aparecido de Souza, do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), quando participava de atividades da greve dos professores e estudantes, que vem ocorrendo desde o dia 14/9/2011 por melhores condições de trabalho e contra a suspeita de corrupção pela atual Administração Superior desta IFES.

Na ocasião, mediando as negociações junto à Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) encontrava-se o Deputado Federal Mauro Nazif (PSB-RO), que também foi agredido pelos policiais federais ao tentar interceder contra a prisão arbitrária do citado professor.

Repudiamos ainda o fato ocorrido em 4/11/2011, quando dois estudantes da UNIR, Gustavo Lima Torres, do curso de Engenharia Civil e Fernanda Ortigosa, do curso de Medicina foram levados por policiais federais à delegacia para prestarem esclarecimentos sobre teor de panfletos, sob acusação de injúria.

Este Simpósio também repudia a repressão policial aos estudantes da USP, quando 400 policiais militares de forma truculenta entraram na universidade às 05h da manhã do dia 08 de novembro, prendendo mais de 70 estudantes que ocupavam a Reitoria.

Repudiamos toda e qualquer ação de criminalização de estudantes e docentes em luta, por considerar justa e honesta a reivindicação de defender a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. 

Belém, 10 de novembro de 2011.

*Plenária Final do V Simpósio Internacional de Geografia Agrária – SINGA e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária
Comentários
0 Comentários

0 comentários: