sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mais protestos em Altamira: Norte Energia ignora indígenas e operários de Belo Monte


A empresa Norte Energia S.A. (NESA), que comanda o consórcio responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, está colhendo a tempestade depois de semear o vento por Altamira.

Além das ações judiciais em curso, das lutas dos movimentos locais e da grande repercussão dos vídeos e petição do Movimento Gota D’Água, é a vez de indígenas e operários voltarem às suas iras para o conglomerado de construtoras e empresas sócias.

Na semana passada, lideranças indígenas em reunião com a Fundação Nacional do Índio chegaram a marcar para esta sexta-feira, 25 de novembro, uma reunião para debater mais uma vez o não cumprimento de condicionantes previstas no processo de licenciamento ambiental da hidrelétrica. O presidente da NESA, Carlos Nascimento, não só não compareceu na reunião como mandou avisar que lá não poria os pés tão cedo.

Resultado: a toda hora estão chegando em Altamira grupos indígenas vindos de todo o Xingu para um protesto que deverá acontecer na semana que vem. As primeiras notícias dão conta que os indígenas pretendem ficar na cidade até o comparecimento do presidente da NESA.

Veja abaixo a convocação para os protestos:


Ao mesmo tempo, chegam notícias que operários de um dos canteiros de obras iniciaram uma greve contra as péssimas condições de trabalho. Vários trabalhadores estariam com infecção intestinal e sem atendimento médico. Na semana passada, houve a demissão coletiva de vários trabalhadores que exigiam direitos. (Veja em Operários são demitidos de Belo Monte e escoltados a Anapu para evitar denúncias).


Estariam parados mais de 2.000 operários


Leia também a cobertura de Ruy Sposati, direto do local: Trabalhadores paralisam Belo Monte; indígenas dão ultimato a Norte Energia


Grupo móvel do MPT constata condições precárias de trabalho em obra da NESA (Xingu Vivo)


Comentários
0 Comentários

0 comentários: