quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Enfim, a operação no PA Areia


Chegou até o blog, a partir de uma fonte que se encontra na região, que pelo menos 100 homens do Ibama, Força Nacional e Exército realizam a pelo menos uma semana uma mega-operação no Projeto de Assentamento Areia, no município paraense de Trairão, região da BR-163 e Transamazônica, oeste paraense.

O local foi denunciado por João Chupel Primo como um dos pontos de entrada de madeireiras ilegais que atuam no interior da Reserva Extrativista (Resex) Riozinho do Anfrísio e Floresta Nacional (Flona) do Trairão, unidades de conservação localizadas na região conhecida como Terra do Meio, centro sul do Pará. Primo foi assassinado logo após as denúncias, em Miritituba, distrito situado às margens do rio Tapajós, pertencente ao município de Itaituba (PA). Ele havia registrado vários boletins de ocorrência junto à Polícia Civil do município, bem como repassado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informações detalhadas acerca da atuação ilegal de madeireiras.

Teriam sido feitas várias apreensões de madeira e equipamentos, e algumas pessoas presas, inclusive figuras denunciadas por primo, apesar da tardia presença dos órgãos

Apesar da grandiosidade da operação, não há notícias na imprensa da região sobre o que vem acontecendo. 

Leia mais: Conflito agrário: assassinato em Itaituba mostra inoperância de órgãos públicos 

Comentários
0 Comentários

0 comentários: