sexta-feira, 22 de março de 2013

Integrante de sindicato de trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul é morta


Morreu na noite de ontem (21 de março) Fátima Benites, mulher de Eugênio Benites, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bela Vista, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Atingida por um tiro na cabeça, Fátima foi levada para o hospital da cidade e depois para a Santa Casa local, onde faleceu, de acordo com informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). 

O crime ocorreu nas proximidades do sindicato. Eugênio e a filha do casal também foram atingidos, mas sobreviveram e estão internados no hospital do município de Bela Vista. De acordo com reportagem do jornal Campo Grande News, os disparos foram efetuados por um motoclista.

Segundo a Contag, Eugênio Benites é morador do Projeto de Assentamento Caracol, em Bela Vista, e há alguns anos denuncia casos de grilagem dos lotes do assentamento, tendo sua área invadida por pessoas estranhas ao processo de reforma agrária. Entre 2007 e 2008, o Incra pediu uma ação possessória, mas o despejo dos invasores não se realizou. De acordo com a confederação, mesmo com a continuidade das denúncias feitas pelo sindicato, o Incra não realizou o despejo dos invasores.

A Contag acionou a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra, cobrando providências imediatas. A Ouvidoria Agrária disse que está agindo com os órgãos de segurança pública do estado. Houve 32 casos de conflitos no campo em Mato Grosso do Sul em 2011 – envolvendo casos de despejos, expulsões, ameaças de despejos e expulsões, bens destruídos e pistolagem. O número representa um aumento de 77,7% em relação a 2010, quando houve 18 casos, segundo a Comissão Pastoral da Terra. 

Fonte: Comissão Pastoral da Terra
Comentários
0 Comentários

0 comentários: