quinta-feira, 14 de março de 2013

Abin nega envolvimento em espionagem de Movimento Xingu Vivo, mas Eletronorte possui acordo com Agência


Em uma pequena nota, a Agência Brasileira de Informação (Abin) negou envolvimento nas ações de espionagem promovida contra o Movimento Xingu Vivo. “A Agência Brasileira de Inteligência informa serem totalmente improcedentes as acusações de seu envolvimento em ações atribuídas ao Consórcio Construtor de Belo Monte”, diz o texto da nota.

No dia 24 de fevereiro, durante uma reunião, integrantes do Movimento Xingu Vivo detectaram a presença de um homem gravando a reunião com uma caneta espiã. O homem, que havia sido integrado ao movimento recentemente, confessou que sua atividade de espionagem tinha sido contratada pelo
 Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) e que o material seria analisado pela Agência Brasileira de Inteligência.

Leia: Funcionário de Belo Monte é flagrado espionando reunião do Xingu Vivo


sítio da Abin  trás também a informação de um  “trabalho de cooperação entre a Abin e a Eletronorte”. Veja a matéria na íntegra:

Trabalho de cooperação da Abin-Eletronorte


O trabalho de cooperação entre a Abin e a Eletronorte foi destaque da edição 229 da Revista Corrente Contínua, publicação especializada da estatal de energia da Região Norte, com periodicidade bimestral. O trabalho da Abin para assessorar na proteção das instalações e conhecimentos estratégicos e críticos da empresa foi objeto de reportagem de 5 páginas. Confira.

A  parceria entre as duas instituições foi formalizada em 2009 com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica. As ações da Abin se inserem no âmbito do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento (PNPC), uma iniciativa que, desde 1997, auxilia instituições públicas ou privadas que possuam ou custodiem conhecimentos sensíveis de interesse para o Estado Brasileiro. Para saber mais sobre o PNPC, clique aqui.

Além do trabalho voltado a salvaguardar os conhecimentos de interesse estratégico para o Brasil, a Abin assessora a Eletronorte na elaboraração do planejamento estratégico de segurança para a proteção de suas infraestruturas críticas - instalações, serviços e bens que, se forem interrompidos ou destruídos, provocarão sério impacto social, econômico e/ou político.

Desde de que começou a formalizar os trabalhos de cooperação com instituições de interesse, a Abin já assinou, apenas no ano de 2009, 6 termos de Cooperação Técnica com institutos de pesquisa, empresas privadas, estatais e públicas, além de várias autarquias e órgãos federais.

Caso você queira verificar a possibilidade da sua instituição trabalhar em parceria com a Abin, entre contato pelo e-mail, pnpc@abin.gov.br.

Se você é jornalista e esta pauta interessa ao seu veículo, entre em contato conosco.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: