segunda-feira, 16 de abril de 2012

Governistas perdem espaço na Fasubra



Terminou neste domingo em Poços de Caldas,  Minas Gerais,  o XXI Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras. Em votações que entraram pela madrugada, os delegados do XXI Confasubra aprovaram a deflagração de Estado de Greve,  calendário de mobilizações e a manutenção da desfiliação da Fasubra à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

As deliberações tiveram início ainda no final da noite de sábado, quando seriam retomados os trabalhos da Comissão de Sistematização do Plano de Lutas. No entanto, para agilizar as atividades e não comprometer a programação do evento, os delegados deliberaram por enviar todos os destaques apresentados pelo plenário para serem debatidos primeiramente em assembléias a serem realizadas pelas entidades filiadas à Fasubra, para posterior
Sobre o retorno da entidade à CUT, do total de delegados presentes em plenário, 534 aprovaram a manutenção da desfiliação, enquanto outros 489 queriam a refiliação.

Encerradas as votações de deliberações, foi dado início à formação das chapas que iriam disputar os cargos da Direção da Fasubra Sindical. Numa derrota histórica, o grupo Tribo, que é ligado ao PT e comandou a federação por décadas, foi novamente derrotado, ficando com apenas 1 dos 3 cargos de direção nacional. 

A direção da Fasubra é formada por um colegiado dos coletivos que atuam dentro da federação e na base da categoria. Os diretores são escolhidos pelo critério de proporcionalidade os eleitos comporão a coordenação-geral e as coordenações específicas
No sítio da  Fasubra , de onde a maioria das informações aqui contidas foram retiradas, ainda não a publicação do resultado oficial, mas extra-oficialmente, o resultado foi:

Chapa 01 - Coletivo Ressignificar - 3 cadeiras na DN.

Chapa 02 - Coletivo CTB - 3 cadeira na DN

Chapa 03 - Coligação Vamos a Luta, BASE, Unidos para vencer, PS Livre e Independentes - 11 cadeiras na DN (sendo 2 Coordenadores Gerais)

Chapa 04 - Coligação Tribo e Independentes - 8 cadeiras na DN (1 Coordenador Geral)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: