sexta-feira, 20 de abril de 2012

Nota do SINTSEP-PA sobre a demissão do superintendente do INCRA em Santarém




As denúncias feitas pelos servidores do INCRA, em Santarém, apontam para um escândalo na administração pública. As promiscuas relações de indicações políticas e desvios de dinheiro se mostram intimamente ligadas.

O Superintendente do INCRA na cidade, Francisco dos Santos Carneiro, foi exonerado nesta terça-feira, 10/04, após as denúncias de irregularidades no Programa de Crédito Instalação que é utilizado para projetos de assentamento em Alenquer e Santarém.

O ex-superintendente passou a atacar o presidente do INCRA depois que um grupo de servidores o denunciou por mal uso de recursos públicos, no dia 29/02, à presidência da autarquia e ao Ministério Público Federal. Os funcionários questionam o pagamento de casas que sequer teriam sido iniciadas em projetos de assentamentos.

Carneiro, em sua defesa, insinua que sabe de outras irregularidades e declara que foi indicado pelo deputado federal José Priante (PMDB) e que essa questão seria resolvida pelo partido.

O SINTSEP-PA, em primeiro lugar, apoia a necessária e correta atitude dos servidores que cumpriram com seu dever em zelar pelo serviço público com transparência. Cobrimos de solidariedade esses colegas e colocamos nossa assessoria jurídica à disposição dos mesmos para colaborar com as investigações e a defesa dos denunciantes.

Por outro lado, é lamentável que as relações de indicação política façam com que prevaleçam interesses privados, que escoam dinheiro público para fins privados e alheios ao interesse público.

O Ministério Público Federal deve seguir com a investigação e punir os responsáveis por esse escândalo no órgão.

É preciso ir às ruas para punir os corruptos e corruptores
A população ainda segue estarrecida com a legalização da corrupção denunciada recentemente pelos meios de comunicação. Estados como o Maranhão e o Amapá, parlamentares recebem até 18º salário e verbas indenizatórias de R$ 100 mil por mês.

No Pará, as fraudes comprovadas da ALEPA já foram denunciadas há um ano e até agora ninguém foi punido ou mesmo afastado. A corrupção no Brasil atinge todas as esferas do poder. Inclusive os órgãos públicos.

A corrupção é utilizada para manter o caos social: bilhões de dólares gastos com banqueiros e credores da dívida pública, em contrapartida: serviços públicos precários.

O governo segue se negando a dar qualquer concessão que seja em nossa campanha salarial. Enquanto que as indicações políticas fazem farra com o dinheiro público e os servidores são expostos as piores condições de trabalho, como quando os agentes do IBAMA em Novo Progresso e Altamira foram pegos numa emboscada por madeireiros.

É preciso dar um basta nessa situação. Por isso estamos apontando o dia 25/04 como um dia nacional de mobilização que seja o ponto de partida da construção de uma greve nacional do serviço público por salário digno e melhores condições de trabalho.

Solidariedade aos servidores do INCRA, punição para os que desviam dinheiro público e em defesa de serviços públicos de qualidade.

SINTSEP-PA
Comentários
0 Comentários

0 comentários: