terça-feira, 4 de outubro de 2011

Frases


Eu entendo que o Estado está presente, sim, na região da Amazônia. Em todos os estados da Amazônia Legal. O Estado Brasileiro está lá com todos os seus poderes, seja Executivo, Judiciário, Legislativo, ou com outras instituições. O problema de fundo é que este Estado tem uma orientação política e busca cumprir uma meta na Amazônia. A meta é mercantilizar a floresta ou fazer grandes transferências para investimentos em interesses particulares e corporativos. O Legislativo está presente configurado pela Bancada Ruralista. Já foram feitas CPIs de grilagem de terra e nada foi resolvido. Constantemente se apuram denúncias, mas não se efetiva nada. Para mim, o Estado está presente. Ele é omisso por um lado e muito atuante por outro. Ele é omisso para cumprir as políticas sociais e de reforma agrária e de atender as demandas. E por outro lado, ele é muito atuante para fazer benesses para a bancada ruralista. Ele é omisso de acordo com a conveniência e presente.”

Trecho da entrevista de Afonso Chagas, membro da Comissão Pastoral da Terra de Rondônia (CPT-RO) à Causa Operária onde se aborda temas como a Amazônia Legal e a repressão contra os camponeses, pequenos agricultores e ativistas nesta região do País.

Confira toda a entrevista em  Terra legal: um programa para anistiar grandes grileiros de terras que está disponibilizada no sítio do Diário Liberdade. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: