terça-feira, 4 de outubro de 2011

Quilombola é morto na Região de Serrando-MA


É com enorme pesar que comunicamos a morte de Valdenilson Borges, 24 anos, trabalhador rural quilombola do Quilombo de Rosário, Serrano do Maranhão,que foi executado barbaramente, em razão de conflitos envolvendo particulares e quilombolas, na manhã do último domingo, dia 02.10.2011, no quilombo de Rosário, com duas facadas no peito. O autor do homicídio foi o sujeito por nome Edvaldo Silva, que se encontra foragido. Até o presente momento, não houve mobilização da polícia local no sentido de capturar o elemento.

A região de Serrano é uma das áreas do Estado do Maranhão onde há maior incidência de conflitos agrários envolvendo quilombolas e grileiros de terra. É, também, uma das regiões mais pobres do Maranhão, situada no litoral norte do Estado.

A CPT e o Movimento Quilombola da Baixada Ocidental Maranhense-MOQUIBOM têm denunciado atos de violência contra quilombolas do Maranhão, entretanto, nem o governo federal nem o governo do Maranhão realizam qualquer política a fim de proteger os direitos territoriais dos quilombolas maranhenses.

Diogo Diniz Ribeiro Cabral
Advogado CPT/MOQUIBOM

Padre Inaldo Serejo
Coordenador da CPT/MA

Comentários
0 Comentários

0 comentários: