terça-feira, 13 de março de 2012

Obras do PAC têm nova onda de greves


Na usina hidrelétrica de Jirau (RO), mais de 20 mil os operários decretaram greve geral nesta segunda-feira (13). O movimento grevista começou com paralisações pontuais desde quinta-feira (8).

Os operários dos canteiros de obras da termoelétrica do Pecém (CE) também estão parados.  Mais de 8 mil trabalhadores estão em greve   por tempo indeterminado desde segunda-feira (12). Esta é a segunda paralisação realizada pela categoria nesse ano.

Já os trabalhadores do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), que também estavam em processo de luta por melhores condições de trabalho, enfrentam duros ataques. Na sexta-feira (9) a Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro considerou ilegal a paralisação dos operários cuja duração foi de mais de um mês.

Essa greve mobilizou mais de 14 mil trabalhadores que decidiram voltar ao trabalho após a decisão judicial.

Há ainda em curso a campanha dos Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza (CE) e um clima de grande indigação nas obras da hidrelétrica de Belo Monte visto que as empreiteiras não realizaram o pagamento das chamadas “horas intíneres” de centenas de operários. Não se descarta que, a qualquer momento, caso essa situação não se reverta, poderá ter início a um novo processo grevista.

Veja mais detalhes no sítio da CSP-Conlutas
Comentários
0 Comentários

0 comentários: